Veneza é uma das cidades mais visitadas do mundo. Em qualquer altura do ano vai estar atolada de turistas que fazem tudo o que vem escrito nos guias de viagem. Nestas cidades mais conhecidas e acerca das quais muita gente escreve, gosto de tentar descobrir alguns segredos que evitam multidões, longas filas de espera e actividades demasiado clichê. Costumo procurar algumas informações na internet em blogs mais escondidos ou de amigos que já visitaram e muitas vezes acabo por ter boas surpresas. Aqui vão algumas dicas para evitares o pior de deste destino extremamente turístico e veres a cidade como muita gente não vê 🙂

  1. Evita os caminhos mais conhecidos.

Segue a direção oposta à multidão. Veneza é feita de labirintos – segue pelas ruas mais estreitas. Perde-te. Procura ir para onde mais ninguém vai. Vais encontrar os locais onde os verdadeiros venezianos moram, os melhores detalhes arquitectónicos, os melhores spots para te sentares junto aos canais, as lojas mais baratas e o verdadeiro encanto de Veneza. Explora o lado este do bairro de Castello, o norte de Cannaregio e o quarteirão judeu, Ghetto.

2. Visita o Mercado de Rialto. Perto da Ponte de Rialto que muito provavelmente estará atolada de turistas, vais encontrar este mercado que foi aberto em 1067. Os sumos de fruta são muito mais baratos e saborosos do que os vendidos nos locais mais badalados e vale, também, a pena pela simpatia dos vendedores.

3. Partindo da convicção que a melhor vista de uma cidade se obtém não estando nela, apanhámos o vaporetto em direção a San Giorgio Maggiore. Sobe ao topo da torre da Igreja e prepara-te para a paisagem de perder o fôlego.

4. A melhor zona para ver a cidade durante a noite é em Santa Maria della Salute, no início do Grande Canal. A calma que se instala depois do ocaso é inspiradora. Naquele momento a cidade fica menos movimentada porque muitos turistas ficam hospedados fora da cidade e fica um ambiente mais calmo. Vale a pena observar as luzes da cidade e a arquitectura espelhada nas águas calmas onde durante o dia deslizaram as gôndolas.

5. Prova os gelados da gelataria Suso e tenta não voltar lá outra vez para repetir 😉

 

 

 

 

Author Sara

More posts by Sara

Leave a Reply